domingo, 14 de novembro de 2010

Características  Gerais do Arcadismo

- A descoberta de ouro em Minas Gerais motivou mudanças significativas na vida da sociedade brasileira. 

 - Houve o deslocamento do centro econômico do Nordeste (Pernambuco e Bahia) para o Sul (Minas Gerais e Rio de -Janeiro). 

- A melhoria econômica fez surgir uma sociedade urbana e complexa nas cidades mineiras, com maior poder aquisitivo e, portanto, mais ávida de conhecimentos culturais. 

 - Crescimento, influenciado pelo aspecto cultural, da consciência política de brasilidade, provocando as primeiras tentativas de independência da colônia em relação a Portugal. 

 - A estabilização de uma sociedade culta, constituída de funcionários da Coroa, magistrados, mineradores e comerciantes, que estudaram na Europa, assimilando os ideais iluministas. 

 - O aparecimento de associações de homens cultos, as Academias e Arcádias, que transpunham para a Colônia os modismos artísticos e intelectuais da Europa. 

 - A capital do Brasil passa a ser o Rio de Janeiro, mas a elite intelectual e política mora em Vila Rica, Minas Gerais. 
 – Os árcades copiavam os modelos clássicos antigos ou renascentistas, numa flagrante falta de originalidade. O poeta buscava, na natureza, os modelos de beleza, bondade e perfeição. Falta, pois, ao árcade a capacidade de inventar, comum nos poetas do Barroco, do Romantismo, do Simbolismo e do Modernismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário