sábado, 27 de novembro de 2010

Poema Que retratam o Movimento Arcade.

[1] Soneto


Onde estou? Este sítio desconheço:
Quem fez tão diferente aquele
prado?
Tudo outra
natureza tem tomado,
E em contemplá-lo tímido esmoreço.
Uma ponte aqui houve; eu não me esqueço
De estar a ela um dia reclinado!
Ali em
vale um monte está mudado
Quanto pode aos anos o progresso!
Árvores que vi tão florescentes,
Que faziam
perpétua a primavera:
Nem
troncos vejo agora decadentes.
Eu me engano: a região esta não era
Mas venho a estranhar, se estão presentes
Meus males, com que tudo degenera!

[Cláudio Manuel da Costa]





____________________________________________________________
[2]
    Gloriosa Natureza


Lá fora, a urbanização
E eu cá, a um quadro admirar
Montanhas, árvores e plantação
Quão triste fico, porque lá não posso estar...

Se pudesse escolher, lá estaria
Cavalgando por entre as árvores da floresta
Escutando aos pássaros, com sua bela cantoria
Mas, infelizmente, aqui ficar é o que me resta

Ó natureza, és tão bela em sua simplicidade
és pura e harmoniosa
Para mim, és sinônimo de liberdade

Admirando este quadro, aqui ficarei
Natureza, como és gloriosa
Mas quem sabe um dia aí estarei...

[Pereira, Nathália Terra.]



____________________________________________________________________


Podemos notar as palavras que retratam o movimento Árcade vejam o significados delas:


- Prado :  Terreno coberto de plantas herbáceas que servem para pastagem.

- Sítio :   Pequena lavoura; chácara, quinta.
Morada rural, campo, roça.

- natureza :  Conjunto de coisas que existem realmente..
Organização de cada animal: a natureza do peixe é viver na água.

- Vale : Depressão alongada, mais ou menos larga, cavada por um rio ou geleira. Lugar Bonito

-Monte : Terra alta com arvoredos, matos, pastos etc.

- Arvore : Planta lenhosa cujo caule, ou tronco, fixado no solo com raízes, é despido na base e carregado de galhos e folhas na parte superior. muito Bela de se ver.

-Perpetua : Longo Período.

-Primavera: As primaveras cultivadas se encontram entre as mais belas plantas ornamentais de jardim. A beleza da natureza.






Um comentário:

  1. No segundo Poema Pode ver, que como a natureza agrada este poeta entendo agora.
    muito Bom parabéns!

    ResponderExcluir