sábado, 20 de novembro de 2010

Profetas Esculpidos por Alejadinho/ Arquitetura Mineira.


UM ARTISTA RECLUSO E TRISTE
Não há registro de sua imagem, embora se saiba que ele foi um mulato baixo, gordo e cabeçudo. Isto, numa época de terríveis preconceitos... Com mais de 40 anos de idade, suas pernas e mãos começam a se deformar em consequência da sífilis, assim passa a ter dificuldade nos movimentos. Mas a limitação não o impede de continuar trabalhando na construção de igrejas, capelas e altares das cidades da região do ouro de Minas Gerais...

Quando se viu consumido pela doença, tanto o corpo quanto o temperamento, Aleijadinho se fechou: de alegre e extrovertido, passou a ser triste e recluso. Saía à rua somente quando necessário, coberto por uma capa e sob um chapéu de abas bem largas. E é claro, foi por causa de suas deformações físicas que recebeu o apelido, o mesmo que posteriormente, eternizou-o como o maior escultor barroco do Continente Americano. Talvez ele não fosse hoje o mesmo Aleijadinho que conhecemos através de anjos e profetas, livre da dor. É bem provável que a doença e o sofrimento tenham esculpido o seu gênio criador.























   Espaço Reservado Para Aleijadinho

TEMÁTICA
Este espaço destacará o túmulo de personalidades famosas do meio artístico e histórico- cultural, sem qualquer conotação político-partidária ou religiosa doutrinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário